Suíça inaugura centro de computação para analisar dados do LHC



A Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (Cern), inaugurou nesta sexta-feira (3) na Suíça um centro de computação distribuída para analisar e gerenciar por ano mais de 15 milhões de gigabytes de dados relacionados ao projeto do LHC (Grande Colisor de Hádrons, na sigla inglesa). Esse sistema distribuído, também chamado de grid computing, vai reunir em Genebra informações processadas por 140 centros de computação de 33 países.


A título de comparação, o iPod mais robusto comercializado atualmente tem capacidade para 120 gigabytes, o suficiente para armazenar 30 mil músicas, 150 horas de vídeo ou 25 mil fotos.

Os dados analisados pelo sistema de grid computing terão como base centenas de milhões de colisões subatômicas que devem acontecer dentro do LHC a cada segundo. “O gerenciamento desses dados é essencial para novas descobertas relacionadas à física”, diz um comunicado do Cern. A organização estima que sejam necessários 100 mil processadores na realização dessas tarefas.

1 Comment:

ED CAVALCANTE said...

já é demais imaginar um ipode com 120 giga. Saber que isso é apenas um estágio que em breve vai ser ultrapassado, é assustador!