O adeus de Steve Jobs?

Steve Jobs está deixando a Apple. Não amanhã, mas provavelmente logo em breve. É por isso que ele começou a se despedir na terça (14), fazendo algo mais importante do que apenas apresentar novos MacBooks, MacBooks Pro e uma atualização do MacBook Air. O evento foi uma peça na qual ele claramente conta a todos que a empresa é mais do que ele próprio. Desde o primeiro minuto, quando imediatamente se sentou para deixar Tim Cook falar, ele dizia: “Ei, vejam, a Apple é mais do que o Steve. Esses são os caras, os bons companheiros. Eles compartilham da mesma visão que a minha. E eles levarão a empresa adiante quando eu trocar minha cadeira no escritório por uma rede e caipirinhas em minha praia particular no Havaí”.

No passado, Steve Jobs era sempre a estrela do show. Como seu querido Johnny Cash, esse homem de preto entrava no palco com uma orquestra atrás dele, entusiasmando sua audiência com sua voz e suas inflexões, fazia seus movimentos mágicos e deixava todos hipnotizados até ele deixar o prédio. Não era o melhor cantor ou o melhor guitarrista, mas ele tinha aquilo. Como Johnny, ele também compartilhava a notoriedade com outros de tempos e tempos, mas somente por uma ou duas canções. Os shows eram sempre “olá, eu sou Johnny Cash”. As palestras eram sempre “olá, eu sou Steve Jobs”.

Era o Show do Steve, do começo até o “one more thing” (“mais uma coisa”), e não havia dúvida sobre isso.

O evento foi a confirmação de que esses dias podem ter acabado. Parece que Steve decidiu que é hora de não aparecer mais como Johnny Cash, mas de se tornar Mick Jagger. E, com ele, trouxe Keith Richards, Charlie Watts e Ronnie Wood. Na terça a banda de Steve tocou todas as melodias com harmonia, mostrando ao mundo que há mais na Apple do que apenas o frontman, ainda que seu DNA esteja nas profundas entranhas de cada um dos aspectos da cultura da empresa.

Em vez de começar com uma análise de mercado para preparar o terreno, dessa vez foi Tim Cook que assumiu o palco com as cores de Steve: jeans azul e camisa preta. Psicologicamente, isso os coloca no mesmo nível, atenuando a possível futura grande transição. Parece estúpido, mas pode apostar que não foi coincidência, ainda que Cook tenha apelo zero quando comparado com o CEO rockstar. Então vem “Jony” Ive para falar sobre o design e a fabricação com alumínio a laser, e foi só no minuto 18 que Steve assumiu para apresentar os brinquedos de fato. 27 minutos depois – pouco tempo para um homem já encarou apresentações de duas horas sem piscar –, o vídeo do MacBook 2008 terminou e foi seguido apenas por uma rápida sessão de perguntas e respostas – com Cook e Phil Schiller como wingmen –, depois da qual ele ainda teve tempo para fazer uma piada sobre a própria saúde.

Obviamente, é isso que está no coração dessa transição. Ele fez uma brincadeira sobre sua pressão sangüínea, uma cutucada nessa obsessão de assistir ao seu declínio, que tem a Imprensa Mundial procurando pela Maior Notícia de Todos os Tempos da História da Tecnologia com exceção de Steve Ballmer anunciando sua mudança de sexo e um novo nome (provavelmente Dorita Estevez). Mas apesar de, como eu já disse antes, não ser da sua conta ou da minha entrar na vida particular dele, o homem claramente entende que seu bebê, a empresa que ele criou do zero com Woz, merece um plano e um futuro brilhante.

0 Comments: